Inspiração

As meninas skatistas afegãs

Em nossas andanças pela internet, nos deparamos com uma história muito bacana que resolvemos compartilhar por aqui.

Em uma visita ao Afeganistão em 2007, o australiano Oliver Percovich chamava a atenção das crianças de lá ao deslizar pelas ruas de Cabul usando um skate. Em pouco tempo, Oliver estava ensinando as primeiras manobras aos pequenos.

Anos depois, de volta ao país, Oliver fundou por lá a ONG Skateistan (trocadilho entre ‘skate’ e o nome do país em inglês), uma escola onde as crianças não só aprendem a praticar como são incentivadas a estudar e a ocupar o tempo livre da melhor forma. Depois de muito esforço, a organização acabou recebendo apoio de governos europeus e do Canadá, o que possibilitou a construçãode um skate park coberto, com espaço para os cerca de 400 alunos, entre os 5 e os 18 anos, que. Hoje a escola é o único lugar onde, além de um ambiente tranquilo, é possível ver meninos e meninas partilhando o mesmo espaço e interagindo entre si.

Um fato curioso: 40% dos alunos são do sexo feminino, o que se torna o lugar ainda mais especial, num país onde os direitos das mulheres são constantemente violados.

Skateistan_2 Skateistan_3 Skateistan_4 Skateistan_5

You Might Also Like