Inspiração

Farmacinha natural em casa

020071751-EXH00

Sucos calmantes, compressas, infusões cicatrizantes e xaropes estão entre os remédios caseiros que podem ser preparados com plantas medicinais que você mesmo cultiva em sua hortinha. Antes de se jogar nos remédios a cada dor no corpo, pense com carinho em ter uma farmacinha verde em casa. Reunimos aqui alguns que ajudarão muito nessa questão:

plantas

 

ERVA-CIDREIRA  Alivia a sensação de queimação que é típica da azia, pois confere proteção extra à mucosa do estômago. Seus mecanismos de ação são desconhecidos. Receita: coloque ½ colher (chá) de folhas de erva-cidreira fresca em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por 5 a 10 minutos e coe. Posologia: tome uma xícara do chá duas vezes ao dia. Contraindicação: pessoas com pressão baixa devem evitar o uso

ARNICA Combate dores de contusões e torções. Receita: coloque 20 g de arnica em 100 ml de álcool e deixe descansar por dez dias. Armazene o concentrado em uma garrafa bem fechada e, quando necessário, dilua em ½ litro de água. Passe sobre a contusão. Importante: não use em feridas abertas.

CAPIM-LIMÃO Suco digestivo e calmante. Receita: faça um litro de limonada (água, suco de dois limões e açúcar a gosto) e acrescente uma xícara de chá de capim-limão. Bata bem e coe duas vezes para tirar o excesso de fibras cortantes

ESPINHEIRA SANTA A espinheira é rica em flavonoides, o que justifica seu uso como anti-inflamatório e preventivo para a formação de úlceras. Esses flavonoides inibem a ação de determinadas enzimas, reduzindo a produção de ácidos e óxido nítrico no estômago. Receita: coloque ½ colher (chá) de folhas de espinheira-santa em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por 5 a 10 minutos e coe.

BOLDO Água digestiva, indicada para problemas hepáticos. Também dá realce à pele, se consumida por uma semana. Receita: para ½ copo de água gelada, coloque uma folha grande de boldo. Deixe descansar por dez minutos antes de ingeri-la.

Horta

You Might Also Like