Inspiração

7 atitudes no seu dia para ajudar o planeta

destaque atitudes

Separar o lixo de casa, economizar luz, dar uma nova chance a antigos objetos. Parece bobagem, mas pequenas ações diárias podem ajudar a preservar e cuidar do nosso planeta e do futuro. Sem perceber, dentro de casa temos atitudes que prejudicam o meio ambiente. Então, que tal mudar aos poucos e fazer uma grande diferença para o planeta? Listamos sete ações simples e fáceis para fazer a diferença. Comece já!

7 atitudes para ajudar o planeta

No trabalho, em vez de usar vários copos em um dia, opte por garrafas fofas ou até simples copos de vidro. O plástico leva mais de 100 anos para se decompor, então, nada melhor do que evitar o uso excessivo desse material.

  1. Não estamos mais no horário de verão, mas ainda dá pra aproveitar os momentos de luz do dia e economizar energia. Abra bem as janelas da sua casa aproveite a iluminação natural para fazer suas atividades. Se não for suficiente, opte por lâmpadas de baixo consumo e com maior durabilidade.
  2. Cozinhar é uma delícia, mas a chama do fogão libera de gases que diminuem a qualidade do ar. Use sempre que possível a tampas das panelas, isso ajuda o alimento a cozinhar mais rápido e não ficar com o fogo ligado muito tempo.
  3. Faça sempre que possível uma limpeza em seu armário e doe aquilo que você já não usa tanto. Isso também vale para objetos de decoração, cama mesa e banho. Alguém que precisa vai faz bom proveito, e você não aumentará a quantidade de lixo no planeta.
  4. Esse item também a ver com a reutilização. Dê chance a peças e produtos usados. A compra de coisas novas aumenta a quantidade de matéria prima gasta, que irá para o descarte e, muitas vezes, não há reciclagem nem separação desses itens.
  5. Fique de olho na quantidade de água que é gasta durante o dia. Escovar os dentes por cinco minutos com a torneira meio aberta gasta 12 litros de água. Isso vale também para banho longos, com gasto de 144 litros de água em 15 minutos. Feche sempre a torneira nos intervalos dessas ações, isso ajuda o planeta e também a sua conta de água todo o mês.
  6. Seja o exemplo para os mais novos. Crianças prestam sempre atenção nas ações que os mais velhos tem. Se você ensinar e também praticar essas pequenas mudanças, passará boas lições às gerações futuras.

Viu como é fácil fazer pequenas mudanças no seu dia a dia? O planeta agradece.

 

You Might Also Like