Inspiração

#UmPassoAlém: Vamos plantar?

replantio

Dar #UmPassoAlém é também começar com mudanças dentro de casa. Separar lixo orgânico de reciclado, economizar água e, por que não, plantar ervas e mudas, são algumas das atitudes que fazem toda a diferença para o planeta. Se você sempre quis sua casa cheia de plantas, mas achou que era difícil mantê-las, dá uma olhada nas dicas do post para deixar sua casa florida e bem verdinha.

Onde Plantar?

Nem sempre é preciso de muito espaço para plantar algumas mudas O importante é que o local tenha entrada de luz natural, fundamental para a fotossíntese. O ideal são áreas que peguem pelo menos 4 horas de luz por dia, ou pela manhã ou no final da tarde.

como plantar em casa

Cuidados

Um ponto importante é o tipo de vaso que é usado. Escolha sempre modelos que tenham furos no fundo, possibilitando assim o escoamento do excesso de água usada. O ideal é fazer uma camada no fundo com pedras maiores, facilitando essa saída.

Mudas ou sementes?

Muitas pessoas ficam confusas no hora de escolher a melhor opção para se plantar em casa. Cada uma delas tem vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em consideração na hora da escolha.

A semente é mais barata e o seu crescimento pode ser acompanhado desde o início, sendo uma boa opção para quem tem criança em casa e quer divertir e educar os pequenos. A desvantagem é o tempo de espera. É preciso ter paciência.

Já a muda está pronta, basta plantá-la e mantê-lá com muita luz e água. A desvantagem fica por conta do preço, que normalmente é maior do que as sementes.

tomilho

Como plantar

  • Terra
  • Cascalho
  • Semente ou muda
  • Vaso com buracos para drenagem. Lembre-se sempre de escolher o tamanho de acordo com a espécie desejada.

O primeiro material a ser colocado no vaso é o cascalho. A camada pode ser fina, mas precisa ser bem distribuída para que a água seja escoada facilmente. Se você optou pelas sementes, a terra deve ser colocada antes, deixando uma distância de 3 cm da borda do vaso. Espalhe as sementes com cuidado, fazendo uma leve pressão. Coloque uma fina camada de terra por cima, não passando de 1,5 cm.

Para as mudas, o ideal é colocar uma fina camada de terra antes de colocá-la na vaso. Tire o plastico de proteção que vem com a planta, dê uma leve batida na raiz e depois centralize-a no vazo.  Cubra as laterais com o resto da terra e também uma camada fina por cima. Em ambos os casos, regue o vaso com um pouco de água, para umedecer a terra.

Dê #UmPassoAlém

Muitas cidades há grupos que promovem o replantio em áreas públicas. A ideia é escolher canteiros, jardins e praças da cidade para promover o plantio, ou replantio, de árvores e flores. Pesquise para saber se na sua cidade já há um projeto como esse, como é possível ajudar. Caso não tenha, junte amigos, familiares e conhecidos para dar inicio a um grande movimento.

You Might Also Like